quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

IGREJA DOS SANTOS COSME E DAMIÃO


considerada a mais antiga do Brasil: Reza a tradição que os portugueses, após derrotarem os índios Caetés em memorável batalha ocorrida em 27 de setembro de 1535, graças à intercessão dos santos, começaram a erguer um templo votivo consagrado aos irmãos gêmeos. As despesas para sua edificação correram por conta do Capitão Afonso Gonçalves, que em carta ao rei de Portugal datada de 10 de maio de 1548, diz textualmente: “... Senhor eu quisera os dízimos desta igreja para os gastar nela e em coisas necessárias para o culto divino e ornamentos, pois sou fundador dela e a fiz à minha custa própria...”. A capela primitiva, provavelmente em taipa, ruiu por volta de 1590/94, segundo informação contida no livro “... Primeira Visitação do Santo Ofício: Denunciações e Confissões de Pernambuco”. No mesmo sítio e obedecendo a um alvará real datado de 11 de novembro de 1595, foi construída entre 1595/97, uma nova capela, desta vez de pedra e cal. Hoje, após processo de restauração iniciado em 1958, a igreja recuperou suas características primitivas. Estilo: Maneirista. Foto Fernando Melo

9 comentários:

  1. essa coisa
    mim ajudou muito valew

    ResponderExcluir
  2. Nossa isso me ajudou ,com o trabalho de historia!!!

    valeu!

    ResponderExcluir
  3. procuro meu pai q mora em egarassu o nome dele é dijalma que trabalha com combis liguue para
    9945 4378

    ResponderExcluir
  4. A IGREJA MAIS ANTIGA DO BRASIL, É CATÓLICA, É O MARCO DA RELIGIOSIDADE DO POVO PERNAMBUCANO

    ResponderExcluir
  5. essa resposta fez eu tirar um 10 no trabalho de historia e vai que vc tire um dez tambem beiïïïïïïïïïïijo.

    ResponderExcluir
  6. Eu fui estrupada estou correndo perigo numero do meus pais 86664525 eles moram em igarassu ops tenho que desligar

    ResponderExcluir
  7. me ajudou no trabalho de historia

    ResponderExcluir
  8. Ate quando Igarassu deixara seu patrimonio historico abandonado??? e o engenho Monjope vai ficar naquela situação até quando???

    ResponderExcluir
  9. Ola! Alguem sabe me informar se essa igreja teve um projeto arquitetonico? Caso a resposta seja sim, quem foi o arquiteto e como encontro a planta dela? Um abraço

    ResponderExcluir